11° Baleia jubarte encalha no Paraná: pesquisadores alertam a preocupação com a degradação dos ecossistemas

23 de agosto de 2021

Nova baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) encalha sem vida no litoral do Paraná. A última ocorrência foi neste domingo (22), no Balneário Atami, em Pontal do Paraná.

A equipe do @lecupr via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) realizou a necropsia na manhã desta segunda-feira (23) e contou com o apoio da @prefeitura.pontal que forneceu uma retroescavadeira para enterrar a carcaça do animal que segue em conformidade com o Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos no Litoral do Paraná – PRAE (SEDEST/IAT/IBAMA).

Considerando os três últimos meses foram registrados encalhes de baleias jubarte em Paranaguá (Ilha do Mel), Guaraqueçaba (Ilha do Superagui), Guaratuba e Pontal do Paraná.

As causas das mortes das baleias seguem sendo investigadas por diversos pesquisadores no Brasil e junto à parceiros internacionais.

Sobre o PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O projeto tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC/UFPR) é responsável por monitorar e avaliar os encalhes no Trecho 6, abrangendo os municípios de Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba (PR).

.

.

.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/UFPR: Fernanda Dorta
Contato: comunicalecufpr@gmail.com/ (41) 3511-8685 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341