21 pinguins reabilitados são devolvidos à natureza

30 de março de 2021

A lembrança de hoje só poderia ser da soltura que ocorreu na terça-feira, 30 de março, onde foram liberados os pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) remanescentes da temporada de 2020. #TBT #PinguinsdeMagalhaes #Spheniscusmagellanicus #AvesMarinhas #Seabirds #Conservacao #Veterinary #MarineBiology #MonitoramentoDePraias #PMP_BS #R3Animal

Eles foram resgatados ano passado, mas aguardavam a reabilitação total e o processo de muda das penas para que fossem liberados. Ao todo, foram soltos 21 pinguins.

Do total de aves, 10 haviam sido resgatadas pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) junto à Udesc, na região de Laguna, 02 pela equipe da Univille, na região de São Francisco do Sul, 03 pela equipe da Univali, 01 pelo Instituto Australis e 05 pela nossa equipe nas praias da Ilha de Santa Catarina.

A reabilitação foi realizada no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

A temporada de pinguins inicia em meados do outono, quando esses animais começam a chegar em nossas praias, após uma longa jornada de migração desde a Patagônia Argentina, e vai até o início da primavera, quando inicia o retorno para suas colônias de origem. Embora não estejamos no período de migração, é preferível liberar esses animais do que mantê-los mais tempo em cativeiro.

📞Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

➡️O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

➡️O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

➡️O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.