Anzol é encontrado no estômago de pequena ave marinha

22 de novembro de 2019

Um dos escopos do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é analisar a saúde dos animais, tanto os que são encontrados encalhados vivos quanto os mortos. Um fato que chamou a atenção da equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC/UFPR) esta semana ao realizar a necropsia de um bobo-pequeno (Puffinus puffinus) foi a presença de um grande anzol preso dentro do estômago do animal.

Esta interação com atividades pesqueiras é cada vez mais frequente nos animais que atendidos pelo LEC/UFPR e soma-se a outros impactos diretamente causados pelo homem à fauna marinha.

O animal era um macho juvenil com aproximadamente 250 gramas, estava com má condição corpórea, mas não foi possível avaliar de maneira mais adequada, pois a carcaça estava em avançado estado de decomposição. As amostras biológicas coletadas serão encaminhadas para análises que posteriormente poderão ajudar os pesquisadores a diagnosticar a potencial causa da morte e outras informações quanto à saúde deste animal.

(Fotos: Laboratório de Ecologia e Conservação/UFPR – PMP-BS)

Caso você aviste uma tartaruga, golfinho ou ave marinha morta ou debilitada entre em contato com o PMP-BS através do telefone 0800 642 3341.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Laboratório de Ecologia e Conservação/UFPR monitora o Trecho 6 (Paraná), compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/UFPR: Donyan Greipel
Contato: donygreipel@gmail.com / (41) 3511-8685 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341