Após dois meses em tratamento, tartaruga-verde retorna ao mar

16 de agosto de 2019

Ação é mais um resultado do Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)

Ao dar entrada na Base de Reabilitação do Instituto Gremar, em Guarujá (SP), no mês de abril, esta tartaruga-verde (Chelonia mydas) adulta apresentava um quadro preocupante: possivelmente por uma colisão com embarcação, ela possuía uma fratura na carapaça, com exposição de tecido. O resgate ocorreu na Praia dos Milionários, em São Vicente (SP), após acionamento, em mais uma ação bem-sucedida do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Após cumprir o protocolo de estabilização do animal, a equipe realizou a limpeza da fratura e a retirada do tecido morto, além de uma vértebra que estava solta. Durante o tratamento, além da medicina tradicional (antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos), também foram utilizadas técnicas de medicina alternativa, entre elas laserterapia e aplicação de óleo de girassol ozonizado.

Apesar da ausência da vértebra não interferir diretamente na sua natação, uma das consequências observadas foi a alteração da flutuabilidade, o que dificultava, por exemplo, a busca de alimento no fundo do tanque. Para compensar este problema, a sequência da reabilitação contou com sessões de fisioterapia em tanques de nível mais alto. A eliminação de grande quantidade de gás durante o processo também contribuiu para reversão do quadro. Após mais de dois meses sob cuidados de nossa equipe, a tartaruga atingiu as condições clínicas exigidas para retornar à natureza, além de ótima cicatrização da fratura.

O Instituto Gremar é uma das organizações que atua no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos da Petrobras, conduzida pelo IBAMA. Seu objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias, do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga. Possui base em funcionamento no Guarujá e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341.