Atobá o mais habilidoso pescador entre as aves

14 de março de 2018

Um dos mais habilidosos pescadores entre as aves, o Atobá (Sula leucogaster) utiliza como tática o mergulho para capturar peixes: primeiramente sobe a uma altura que consiga ter uma visão geral do cardume e assim que visualiza uma potencial presa, mergulha, posicionando as asas para trás antes de atingir a água, adquirindo o formato de uma flecha. Após o mergulho, vem novamente à superfície, engole sua presa e alça voo outra vez.

Distribui-se por praticamente todos os mares tropicais e subtropicais do mundo, vivendo normalmente aos pares ou pequenos grupos, porém, diante de uma grande oferta de alimento, podem se reunir em bandos numerosos.

Os animais apresentados aqui na nossa página do Facebook, fazem parte da biodiversidade da Região de Cananéia, área de atuação do IPeC que é uma das entidades executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais mortos.27

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341