Atobá vivo é resgatado durante monitoramento

23 de maio de 2017

Ontem, dia 23 de maio de 2017, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), através do Projeto Baleia Franca / Instituto Australis, registou um encalhe de um atobá vivo da espécie Sula leucogaster.

O Atobá, que é um juvenil, foi resgatado imediatamente pela equipe que estava fazendo o monitoramento na baia norte de Florianópolis. Como a baia norte é uma área de difícil acesso para veículos terrestres, o monitoramento nessa área é feito uma vez na semana, utilizando embarcação para monitorar a faixa de areia.

Após o resgate, o atobá foi encaminhado para a R3 Animal, instituição que também faz parte do PMP-BS para atendimento veterinário. Com fratura exposta em uma das asas, o animal foi encontrado na faixa de areia sem condições de voar.

O Projeto Baleia Franca / Instituto Australis é uma das instituições que executa o PMP-BS desde agosto de 2015, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos debilitados e coleta dos mortos.
A Univali é a responsável pela coordenação e execução da Fase 1 desse Projeto, junto a uma rede de instituições que atua ao longo do litoral. São elas: Associação R3 Animal, Instituto Argonauta, Instituto Gremar, Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Australis, Projeto Biopesca, e Fundação Pró-Tamar.

Em casos de encalhes de animais vivos ou mortos:
– Informe o local do encalhe e outras informações úteis através do 0800 642 3341.