Baleia encalha viva em Barra Velha

Equipe do PMP-BS realizou duas tentativas de desencalhe, mas o animal retornou já sem vida

23 de outubro de 2017

Muito trabalho e grandes emoções marcaram a semana das equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A operação para auxiliar a baleia Jubarte que encalhou na Praia da Península, em Barra Velha, no dia 16, envolveu quatro das instituições que executam o PMP-BS em Santa Catarina: Univali, UDESC, Projeto Baleia Franca/Instituto Australis e Associação R3 Animal.

Foram realizadas duas tentativas de desencalhe seguindo o Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca, um programa desenvolvido pela equipe da Unidade de Conservação Federal para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados, que prevê uma série de ações para estas situações. Os esforços para devolver o animal ao oceano levaram mais de 24 horas devido as condições da maré e do vento, que dificultaram o processo. Além de profissionais do PMP-BS, participaram da ação membros do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, voluntários da comunidade local e estudantes de Medicina Veterinária da UniSociesc. Também vale ressaltar a participação da empresa Saam Smit que disponibilizou um rebocador para auxiliar na operação.

Nas duas tentativas o animal teve a possibilidade de seguir para alto mar, porém permaneceu na área de arrebentação, apresentando desorientação na natação. “A baleia teve as condições para seguir, porém esta permanência dela no local é um indicativo de que está doente”, explica Jeferson Dick oceanógrafo e coordenador da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali. Fato que foi comprovado no dia seguinte com um novo encalhe, agora já sem vida.

As equipes do PMP-BS representadas pela Univali e Associação R3 Animal e também equipes do Museu Oceanográfico da Univali chegaram logo cedo no local para realizar a necropsia que auxiliará no diagnóstico da causa da morte da baleia. Para retirar o animal do mar foram utilizadas duas retroescavadeiras. A operação contou com o auxílio da Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Ambiental e Prefeitura de Barra Velha.

Na biometria do animal foi constatado que a baleia Jubarte era um macho, juvenil, com pouco mais de 11 metros de comprimento e peso estimado entre 15 e 20 toneladas. “Foram identificadas alterações em alguns órgãos, mas para concluir o diagnóstico precisamos saber qual a natureza destas lesões. Por isso, vamos aguardar os resultados da análise do material recolhido”, conta a veterinária Tiffany Emmerich. Após a necropsia a equipe iniciou o processo de separação dos ossos que foram levados para o Museu Oceanográfico da Univali.

Agradecemos todos os profissionais envolvidos nesta operação! São pessoas que deram o melhor de si em prol do ambiente marinho, em prol da vida dos animais. Foi um trabalho em equipe que demonstrou a importância do trabalho em rede.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.