Ciclagem de nutrientes: o processo natural de decomposição

23 de dezembro de 2019
(Necrófagos se alimentando de golfinho, Baia Norte, Florianópolis, SC)

Você sabe o que é decomposição? É o processo natural que ocorre após a morte dos organismos, seja animal ou vegetal. Dessa forma, os nutrientes retornam para o ecossistema como uma forma contínua de reciclagem, devolvendo para o ambiente importantes elementos químicos que estavam presentes nos restos dos seres vivos.

Diversos organismos participam do processo de degradação das carcaças: aves necrófagas como os urubus e carcarás, espécies de Coleoptera como as joaninhas e moscas na sua forma adulta e fase larval.  Devido a ação de todos esses agentes no processo de decomposição, a natureza consegue completar seu ciclo e manter um equilíbrio, devolvendo ao ambiente uma série de nutrientes que eram utilizados pelos seres anteriormente vivos. O húmus é um exemplo disso. Ele é um fertilizante natural resultante da decomposição de matéria orgânica, contribuindo para uma melhor qualidade do plantio, fornecendo mais nutrientes para o solo.

(Necrófagos se alimentando de tartaruga marinha, praia Guarda do Embaú, Palhoça, SC)

O mesmo ocorre quando encontramos animais sem vida na praia durante nosso monitoramento através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A maioria está em estágio de decomposição avançado, impedindo a análise para detectar a causa de morte. De acordo com o protocolo aprovado pelo Ibama, animais neste estágio devem ser deixados na praia. Dessa forma, nossa equipe faz o registro do animal com todas as informações possíveis, faz a marcação na carcaça em cor azul para não haver contagem duplicada e deixa o animal na praia onde foi encontrado, retirando da linha da maré. Sendo assim, nós permitimos que o ciclo natural da vida aconteça e que os animais necrófagos possam se alimentar, fazendo a ciclagem de nutrientes no ambiente.

(Necrófagos se alimentando de golfinho, praia do Siriú, Garopaba, SC)

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Australis monitora o Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

Instituto Australis
Contato: projeto@baleiafranca.org.br / (48) 3255-2922 / Facebook