Curso de Anilhamento de Aves Silvestres

4 de julho de 2017

O Biopesca foi uma das entidades que participou do Curso de Anilhamento de Aves Silvestres, ministrado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave/ICMBio) na última semana de junho. A iniciativa foi voltada às entidades executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) com o objetivo de apresentar as principais técnicas de marcação de aves, procedimento importante para a pesquisa da conservação desses animais. O curso foi realizado na Base Avançada do Cemave, localizada em Florianópolis (SC).

As atividades do PMP-BS incluem a soltura de aves reabilitadas e uma das condições legais para sua liberação é o anilhamento. No caso de recaptura, o relato do encontro de uma ave anilhada possibilita informações como o tempo de vida após a marcação e rotas migratórias, dados essenciais para o monitoramento e elaboração de políticas de conservação dessas espécies e dos ambientes dos quais dependem.

O Biopesca é uma das organizações executoras do PMP-BS, desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos. É conduzido pelo Ibama e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e recolhimento dos mortos. A área de abrangência do monitoramento engloba os municípios litorâneos dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Rio de Janeiro e compreende mais de 1.500 km de costa.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341