Educação ambiental do PMP-BS/Univali integra Exposição de Tartarugas do Projeto Tamar

18 de setembro de 2019
Evento gratuito e aberto à comunidade foi realizado na terça-feira (17/09), no Casarão Galotti, em Tijucas (SC)

A conservação ambiental e o impacto do lixo no ecossistema marinho foram os temas de mais uma Exposição de Tartarugas, promovida pelo Projeto Tamar, com parceria do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A equipe de educação ambiental da Univali, instituição executora do PMP-BS, participou do momento na terça-feira (17/09), no Casarão Galotti, em Tijucas (SC), com uma exposição de carcaças de tartarugas marinhas resgatadas pelo projeto.

Crianças e adolescentes da rede de ensino municipal e particular de Tijucas estiveram presentes durante todo o dia. A exposição gratuita contou ainda com a participação da comunidade tijuquense e visitantes de municípios próximos. O objetivo do evento é promover a consciência ambiental em todas as idades, abordando temas pertinentes para a conservação do ambiente marinho, como a poluição oceânica. O lixo no sistema estomacal de animais marinhos é uma das principais causas de morte da fauna resgatada pelo PMP-BS/Univali.

O estande de educação ambiental do PMP-BS permitiu ainda uma ampla divulgação do projeto entre professores e educadores. Foram entregues adesivos com o 0800 para acionamento do PMP-BS e folhetos com mais informações para a comunidade. Confira nossa galeria de fotos:

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Governador Celso Ramos a Barra Velha.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Univali: Fernanda Vieira de Maria
Contato: fernandavieira@univali.br / (47) 3341-7960 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341