Encalhe por redes de pesca

Subtítulo da Notícia

5 de março de 2021

As notícias nem sempre são boas aqui na nossa timeline. Principalmente quando trazemos informações sobre ameaças que a fauna marinha sofre diariamente em todo território oceânico sob o efeito de sua interação com o ser humano.

Nossa equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/UFPR) resgatou nesta quinta (4), um boto-cinza (Sotalia guianensis) encalhado sem vida no Balneário Betaras, em Matinhos (PR).

O animal foi encaminhado para a necropsia do Centro de Reabilitação e Despetrolização da Fauna Marinha (CRED) apresentando marcas de rede de pesca e uma lesão na nadadeira esquerda.

O Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná, que executa do PMP-BS no estado do Paraná, coletou amostras biológicas do animal para análises futuras, o que possibilitará aos pesquisadores um maior conhecimento sobre a situação das espécies e a saúde do ecossistema costeiro e marinho.

O boto-cinza é uma espécie de golfinho ameaçada de extinção. É avistada com frequência ao longo de todo o ano no litoral do Paraná, na região de estuários e área costeira, onde se alimenta e se reproduz.

Captura acidental

Considera-se captura acidental (bycatch) aos animais que ficam presos nas redes de pesca e não são o alvo da pescaria. Apesar de serem acidentes, estima-se que 40% dos animais morram nestas capturas, entre eles, mamíferos, tartarugas e aves marinhas.

📷 do encalhe: Heloísa Maranho (acionante) (Arquivo LEC/UFPR)

Caso encontre animais marinhos encalhados, debilitados ou mortos, avise nossa equipe pelos telefones:  0800 642 3341 (PMP-BS/UFPR) ou (41) 99213-8746 (telefone e whatsapp)

🌊 Sobre o PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O projeto tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC/UFPR) é responsável por monitorar e avaliar os encalhes no Trecho 6, abrangendo os municípios de Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba (PR).

Assistente de comunicação PMP-BS/UFPR: Fernanda Dort
Contato: comunicalecufpr@gmail.com / (41) 3511-8685 / Facebook