Equipes do PMP-BS participam de capacitação para atendimento a encalhe de grandes cetáceos

2 de março de 2018

Nesta sexta-feira (02), as entidades executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) participaram de capacitação para atendimento a encalhe de grandes cetáceos.

O evento, que ocorreu na Praia do Forte, em Praia Grande (SP), contou com a participação de coordenadores, gerentes técnicos, veterinários e assistentes de Comunicação do Instituto Argonauta (SP), Instituto Gremar (SP), Instituto Biopesca (SP), IPeC (SP), UFPR (PR), Univille (SC), Univali (SC), Associação R3 Animal (SC), Projeto Baleia Franca/Instituto Australis (SC), UDESC (SC) e CTA (RJ).

O objetivo da ação foi capacitar os integrantes das instituições sobre os procedimentos corretos a serem seguidos em caso de encalhes de grandes cetáceos. Durante o evento, os participantes puderam utilizar os materiais oficiais do kit de desencalhe, especialmente preparado para essas situações. A operação teve o apoio do Grupamento Costeiro da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, do 2° Grupamento de Bombeiros Marítimos (PB21) e do ICMBio.

Em caso de animais marinhos encalhados vivos ou mortos, solicitamos aos moradores e turistas que entrem em contato com as equipes do PMP-BS através do 0800.642.3341.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.