Exames laboratoriais: uma etapa importante na reabilitação dos animais

25 de fevereiro de 2019

A realização de exames laboratoriais para obtenção de diagnóstico e acompanhamento clínico da reabilitação dos animais é parte essencial do protocolo que o Instituto Gremar cumpre em suas ações pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Além do hemograma, as análises bioquímicas e coproparasitológicas também são realizadas tão logo o animal chega à Base de Reabilitação.

O hemograma é feito a partir da coleta de sangue e permite análise de diversos parâmetros, fornecendo aos veterinários informações valiosas para a sequência do tratamento. Um deles é o hematócrito, que pode apontar desde desidratação até anemia, além de diversas patologias.

Já os testes complementares permitem observar outros indicadores importantes, como as condições hormonais e a presença de parasitas no trato gastrointestinal, respectivamente.

A equipe do Instituto Gremar conta com uma biomédica e uma estagiária que são responsáveis pelos exames clínicos de todos os animais. O trabalho em equipe é fundamental para que possamos recuperar nossos pacientes, dando-lhes a atenção e o tratamento adequados.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Seu objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O Gremar é uma das instituições que integram o projeto em sua chamada Fase 1. Possui base em funcionamento no Guarujá e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341.