Gaivota resgatada na plataforma de Mongaguá em ação do PMP-BS retorna à natureza

14 de novembro de 2017

Recuperada da desidratação e do estado febril que apresentava quando resgatada dia 27 de outubro pela equipe do Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna, uma gaivota (Larus dominicanus) voltou ao seu habitat de origem no último domingo (12).

O trabalho é resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo Ibama.

O animal havia sido encontrado próximo à Plataforma de Pesca de Mongaguá (SP) e de lá seguiu para a Base de Estabilização do instituto, na vizinha Itanhaém (SP). A reabilitação teve início com administração de soro e suplementação vitamínica, com o animal mantido em recinto externo com disponibilidade de sombra e cobertura.

A alimentação espontânea com postas de peixe a partir do terceiro dia foi um sinal importante de sua recuperação. Devidamente hidratada, higienizada e submetida ao preening para limpeza e impermeabilização de penas, ela ganhou peso e mostrou-se apta à soltura após exames.

Com bases no Guarujá e Itanhaém, o Gremar é uma das instituições que atua em prontidão 24h no PMP-BS Fase 1, sendo responsável pela região da Baixada Santista. Em caso de avistamento de animal marinho ferido, recomenda-se manter a distância, evitar aglomerações e acionar imediatamente a instituição, pelo telefone 0800 642 3341.