Gaivota sofre laceração por cães na Praia de Enseada

6 de março de 2019

Durante do monitoramento diário, no dia 20 de fevereiro, a equipe do PMP-BS /Univille deparou-se com uma situação inusitada na Praia de Enseada, em São Francisco do Sul. Um gaivotão (Larus dominicanus) estava sendo disputado por dois cães.

Segundo o veterinário que atendeu a ocorrência, Diogo Cristo, o animal estava muito debilitado, com anemia profunda e encalhou na praia. Os cães, que estavam soltos e desacompanhados na areia, aproveitaram a situação e “atacaram” a ave, puxando-a pelas asas como “cabo-de-guerra”. Devido à disputa, o gaivotão sofreu múltiplas lacerações e uma fratura na altura do metacarpo (ossos que formam a asa da ave). Consequentemente, houve perda de sangue e a ave não resistiu, indo a óbito.

O PMP-BS/ Univille destaca que é importante o controle sobre os cães nas praias. Ao longo do monitoramento, já foram registrados vários casos de animais marinhos mortos ou debilitados nas praias com marcas de agressão causadas por cães. Mantenha os cães em sua companhia e com a guia quando em passeio.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. Ao avistar um animal marinho debilitado ou morto na praia, ligue: 0800 642 3341 / 3471 3816 / 99212 9218. Ajude-nos a conservar a fauna marinha!

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341