Golfinho-de-dentes-rugosos é encontrado sem vida em Imbituba (SC)

5 de novembro de 2019

Na terça-feira (29/10), a equipe da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), recebeu o acionamento de um golfinho morto na Praia da Vila, em Imbituba (SC). A ocorrência foi informada pelo telefone 0800 642 3341.

Tratava-se de uma fêmea de golfinho-de-dentes-rugosos (Steno brendanensis). O animal foi encaminhado para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc, em Laguna, para efetuar a necropsia na busca de identificar a causa da morte.

Segundo a médica veterinária Gabriela Cristini de Souza, o golfinho era uma fêmea muito magra que quase não tinha conteúdo estomacal, o que significa que não estava se alimentando. O golfinho apresentava um edema e congestão pulmonar indicativo de afogamento. Foi constatado que o animal apresentava defesa imunológica bem baixa, além de lesões pulmonares que sugerem um caso de infecção. A equipe coletou amostras para confirmar o quadro clínico do animal.

Fotos: PMP-BS/Udesc

Este é o terceiro caso desta espécie de golfinho em quatro anos de projeto. Uma grande característica são seus dentes, que apresentam superfície da coroa com intensa rugosidade. A fêmea passava 75 quilos e media 2,11 metros de comprimento.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Udesc monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Udesc: Santiago Anguita
Contato: sanguita@univali.br / (48) 3647-7730 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341