Golfinho-nariz-de-garrafa adulto encalha sem vida em praia de Navegantes (SC)

8 de fevereiro de 2020

Registramos na tarde de ontem o encalhe de um golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) na Praia do Gravatá, em Navegantes (SC). A equipe técnica da Universidade do Vale do Itajaí, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizou as análises externas possíveis e a biometria do indivíduo, um macho adulto de três metros de comprimento total. Este é o primeiro registro de encalhe da espécie feito pela nossa equipe neste ano.

Aparentemente, o golfinho era de idade avançada, observação feita a partir do desgaste dos dentes. O animal encalhou em avançado estágio de decomposição, o que impossibilita o exame de necropsia para confirmar a causa de morte. A Prefeitura de Navegantes recolheu a carcaça na manhã do sábado.

A ocorrência desta espécie é comum no Sul do Brasil. O golfinho-nariz-de-garrafa é avistado em regiões estuarinas e baías, como também em ambientes oceânicos. A espécie sofre com a poluição e a degradação dos ecossistemas marinhos, além de ser ameaçada pela captura acidental em redes de pesca e choque com embarcações.

Acione o PMP-BS

Ao encontrar animais marinhos mortos ou debilitados, avise o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8h às 17h30min. O registro destes animais é fundamental em estudos e pesquisas para a conservação da vida marinha.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Governador Celso Ramos a Barra Velha.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Univali: Fernanda Vieira de Maria
Contato: fernandavieira@univali.br / (47) 3341-7960 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341