Instituto Argonauta resgata golfinho-de-dentes-rugosos na Praia do Itaguá, em Ubatuba (SP)

19 de agosto de 2019

Moradores que passavam pela avenida observaram o animal muito próximo da margem e acionaram a instituição

Na tarde de sexta-feira (16/08), o Instituto Argonauta foi acionado para resgatar um golfinho Steno bredanensis, que estava encalhado na Praia do Itaguá, em Ubatuba (SP). Tratava-se de um indivíduo adulto, de 2,38 metros. No momento do resgate, seu estado era estável, apesar de desnorteado e cansado.

O caso teve início quando o animal foi encontrado muito próximo à faixa de areia. Os moradores acionaram o Instituto Argonauta, que fez o resgate via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Os populares tentaram reintroduzir o animal ao mar por duas vezes, que voltou a encalhar na praia.

No local, os técnicos do instituto conseguiram resgatá-lo no terceiro encalhe e, ainda na praia, realizaram os primeiros atendimentos. De acordo com a equipe de monitoramento, a soltura imediata do animal não seria possível. Para uma análise da condição geral de saúde do animal, a equipe decidiu levar o golfinho ao Centro de Reabilitação e Despetrolização do Instituto Argonauta. Ele será acompanhado e passará por exames complementares.

O oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta, Hugo Gallo, reforça a importância da comunidade em reconhecer o trabalho da equipe técnica do instituto. A equipe, composta por profissionais, é a única do litoral norte habilitada legalmente para realizar o procedimento de manejo e transporte de animais marinhos. A decisão de deslocamento do animal ao Centro de Triagem de Animais Aquáticos visa garantir a sobrevida e o bem-estar do animal, fornecendo-lhe o suporte adequado para aumentar as chances de sobrevivência.

A espécie é comum na região. Em 2017, o Instituto Argonauta reabilitou e reintroduziu à natureza um indivíduo da mesma espécie. Ao avistar animais marinhos mortos ou debilitados nas praias, a comunidade pode acionar o instituto pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e o atendimento funciona todos os dias em horário comercial.

O resgate de animais vivos debilitados e mortos nas praias da região é feito pelo Instituto Argonauta, uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba e atua em projetos de resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, além de executar o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) no litoral Norte de São Paulo. O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba.

Para ajudar nesse trabalho de encalhes de aves, mamíferos ou tartarugas marinhas ligue para o PMP-BS 0800-6423341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833-4863,  (12) 3834-1382 (Aquário de Ubatuba),  (12) 3833-5753 ou (12) 99705-6506 (WhatsApp).