Leão-marinho é avistado na Barra do Sul, no litoral catarinense

8 de outubro de 2019

Um leão-marinho-do-sul (Otaria flavescens) foi avistado por um pescador na Ilha das Araras, na Barra do Sul (SC), no sábado (05). Este é o segundo registro do ano da espécie na região norte de Santa Catarina. O primeiro foi avistado na Baía Babitonga, no dia 19 de agosto (leia mais). A equipe da Univille, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi acionada e organizou uma força-tarefa para avaliar a condição de saúde do animal. A coordenação do projeto entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria da Agricultura e Pesca da Barra do Sul e Corpo de Bombeiros Voluntários e Militares de Barra do Sul e São Francisco do Sul.

Na ocasião, o Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, que está formando um grupamento de resgate em ambiente marinho, gentilmente disponibilizou efetivo e embarcação para atuar na operação. Bombeiros voluntários e integrantes do PMP-BS/Univille foram até o local da avistagem indicado pelo acionante, contudo, o animal não estava mais na ilha. A equipe fez uma ronda nas ilhas ao redor e, segundo relato de pescadores locais, o animal havia retornado para o mar, sendo seu último avistamento ocorrido poucos minutos antes da chegada da equipe.

Agradecemos todo o apoio e parceria do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, em especial os voluntários Jurandir, Deived e Cláudio, que foram fundamentais nesta operação.

Destacamos a importância de acionar o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, executado pela Univille, sempre que for encontrado um animal marinho morto ou vivo nas praias do litoral norte catarinense (Itapoá, Araquari, Barra do Sul e São Francisco do Sul). Em particular, nos casos de animais vivos, a equipe técnica do PMP-BS (veterinários e biólogos) necessita ir até o local e avaliar o quadro clínico do indivíduo. Lembrando que a ação a ser executada será definida pelo médico veterinário responsável pelo resgate e dependerá tanto da condição física do animal quanto da segurança da equipe envolvida na operação.

Caso o animal apresente boas condições corpóreas será monitorado sem interferências. Se o animal apresentar alguma anormalidade, será realizado o tratamento no local ou o animal será resgatado e receberá o atendimento veterinário na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille. Quando o local for considerado inadequado para realização dos procedimentos clínicos e/ou segurança do animal, será feita sua translocação para outra área.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 5, compreendido entre Araquari a Itapoá.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Univille: Fabiana Rodrigues
Contato: fabiana.r@univille.br / (47) 3471-3816 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341