Lobo-marinho e albatroz são reintegrados à natureza em Pontal do Paraná (PR)

3 de outubro de 2019
(Foto: reprodução/RPC)

Na quarta-feira (02/10), o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizou a soltura de dois animais que estavam em reabilitação no Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde de Fauna Marinha. Os animais foram soltos na região do Parque Nacional Marinho da Ilha dos Currais, no município de Pontal do Paraná (PR).

Um dos animais foi um lobo-marinho-do-sul (Arctocephalus australis). Este foi identificado individualmente com microchip implantado subcutâneo, o que permitirá o acompanhamento do animal após a soltura. O segundo animal foi um albatroz-de-bico-amarelo-do-Atlântico (Thalassarche chlororhynchos), espécie considerada em perigo de extinção (EN) e incluído na lista vermelha de espécies ameaçadas internacional (IUCN). A ave marinha também recebeu um identificador individual, mas neste caso foi uma anilha metálica na pata.

A equipe do LEC deseja que estes animais voltem às suas áreas reprodutivas e que no futuro não demandem de outros atendimentos, mas se acontecer, as marcações ajudarão a identificá-los. Ao avistar animais marinhos mortos ou debilitados nas praias, a comunidade pode acionar as equipes do PMP-BS pele número 0800 642 3341.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Laboratório de Ecologia e Conservação monitora o Trecho 6, compreendido entre Guaraqueçaba e Guaratuba.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/UFPR: Donyan Greipel
Contato: donygreipel@gmail.com / (41) 3511-8685 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341