Mais uma baleia-jubarte morta no norte catarinense: 14º encalhe

26 de agosto de 2021

Durante o atendimento do lobinho vivo na semana passada (18.08) na Praia Grande em São Francisco do Sul (volte algumas postagens), nossa equipe recebeu um acionamento de uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) morta, encalhada no Balneário Bamerindus, em Itapoá (SC).

Prontamente, uma equipe de necropsia deslocou-se da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille, localizada em São Francisco do Sul, para Itapoá.

Este foi o 14º encalhe da espécie na temporada migratória de 2021 aqui na região norte catarinense (Trecho 5), sendo o quinto encalhe registrado no município de Itapoá.

O animal apresentava ausência de pele, ausência de alguns ossos da cabeça e nadadeiras peitorais já em decomposição. Uma isca artificial de pesca foi encontrada na região ventral da baleia-jubarte, que certamente se fixou ao animal após sua morte enquanto estava derivando no mar.

Informações do animal

Estágio de desenvolvimento: Juvenil

Sexo: Macho

Comprimento total: Aproximadamente 8,4 metros

Estágio da carcaça: Avançado grau de decomposição (autólise)

Amostras coletadas: pele, músculo, gordura e falange (ossos longos que dão formato às nadadeiras)

Nessa operação, o PMP-BS Univille contou com a parceria da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, através da secretária Stéfanie Castilho de Aguiar e da Secretaria de Meio Ambiente de Itapoá, através do secretário Rafael Brito Silveira.

Encontrou um animal marinho morto ou debilitado? Ligue 0800 642 3341 / (47) 3471 3816 (base) / (47) 99212 9218 (whatsapp).

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 05, que compreende os municípios de Araquari, Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá.

.

.

.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Univille: Fabiana Rodrigues
Contato: fabiana.r@univille.br / (47) 3471-3816 / Facebook15

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341