Mais uma tartaruga vitimada pelo lixo no mar

24 de abril de 2017

Esta tartaruga-verde juvenil (Chelonia mydas) foi resgatada em Peruíbe no último dia 12. É mais um animal marinho que sofre as consequências do descarte indevido de lixo nas praias.

A sequência de fotos mostra a grande quantidade de plástico e outros resíduos sólidos que haviam sido ingeridos pela tartaruga – nesta situação, a espécie costuma confundir os detritos com o alimento.

Após identificar o problema por meio de exames, a equipe de biólogos e veterinários do Gremar submeteu o animal a estímulos para que pudesse eliminar os dejetos. Felizmente a ação imediata impediu que o problema trouxesse consequências mais graves.

Nosso alerta continua e é muito sério: ao frequentar a praia, descarte seu lixo corretamente e não atire objetos no mar. Respeitar o meio ambiente é não colocar em risco a vida dos animais por atos de falta de civilidade e educação.

LEMBRE-SE:
O Gremar integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida dentro do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzida pelo Ibama. Caso você aviste um animal marinho ferido, não toque, evite aglomerações e contate o Gremar imediatamente, para que possamos salvar mais vidas. Ligue (13) 3500-1469 / 7807-0948 / 0800 642 3341.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341