Pesquisadores registram ocorrência de falsa-orca em Florianópolis (SC)

25 de novembro de 2019

A Associação R3 Animal, instituição executora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) em Florianópolis (SC), foi acionada na tarde de domingo (24) para atender a ocorrência de um golfinho morto na Praia do Campeche. O mamífero marinho da espécie  falsa-orca (Pseudorca crassidens) era uma fêmea filhote, media 1,75 metros e pesava 44 quilos. Esse é um animal com registro raro de encalhe na região e é a primeira vez que a Associação R3 Animal resgata um cetáceo desta espécie em Florianópolis, desde 2015, no início do PMP-BS.

O animal foi encaminhado ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), onde passou por necropsia. Devido ao estágio avançado de decomposição não foi possível determinar a causa da morte.

A falsa-orca ocorre em águas quentes de zonas tropicais e temperadas de todos os oceanos. Elas podem atingir entre 4,5 a 6 metros de comprimento e pesar entre 1.000 a 2.300 quilos. Alimenta-se de lulas e grandes-peixes, podendo predar inclusive outros mamíferos marinhos.

(Foto: PMP-BS/Associação R3 Animal)

O CePRAM fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina em parceria com a Polícia Militar Ambiental. Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo na Bacia de Santos sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/R3 Animal: Nilson Coelho
Contato: nilsonjcoelho@gmail.com / (48) 3018-2316 / Facebook

 

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341