Quase 5 toneladas de lixo são recolhidas em praia de São Francisco do Sul (SC)

26 de setembro de 2019
Equipe encontrou até uma carcaça de máquina de lavar roupas; resíduos serão descartados de forma correta após recolhimento

No último fim de semana, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/Univille) participou do Dia Mundial de Limpeza. O evento foi criado pela Ocean Conservancy e mais de 1,2 mil cidades brasileiras aderiram ao movimento de recolher, voluntariamente, o lixo de praias, rios, lagos e praças.

Em São Francisco do Sul, no litoral catarinense, a parceria foi fechada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a escola Estadual Nicola Baptista, os Projetos da Univille (PMP-BS e Toninhas) e vários voluntários da sociedade civil. O ponto de encontro para limpeza foi a Praia Grande e foram recolhidas quase 5 toneladas de lixo. Plástico, isopor, vidro e até a carcaça de uma máquina de lavar roupas foram retirados da restinga e da faixa de areia da praia.

É importante ressaltar que a correta destinação de resíduos ajuda na conservação do ambiente em que vivemos e protege os recursos naturais para as próximas gerações.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 5, compreendido entre Araquari a Itapoá.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Univille: Fabiana Rodrigues
Contato: fabiana.r@univille.br / (47) 3471-3816 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341