Reabilitadas pelo Gremar, Tartarugas-verdes retornam ao mar em praia do Guarujá (SP)

2 de janeiro de 2018

REABILITADAS PELO GREMAR, TARTARUGAS-VERDES RETORNAM AO MAR EM PRAIA DO GUARUJÁ (SP)

Duas tartarugas-juvenis da espécie Chelonia mydas (tartaruga-verde) retornaram ao mar na última semana do ano na Praia do Iporanga, no Guarujá (SP).

Trata-se de mais um resultado das ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A atividade é desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo IBAMA.

Uma das tartarugas havia sido encontrada no dia 14 de outubro na Praia de Pitangueiras. Encalhada em uma rede de pesca, foi retirada por moradores e encaminhada até a praia, com pequenas lesões no plastrão e na carapaça, além de sinais clínicos de síndrome de caquexia (fraqueza, perda de peso e de apetite).

Resgatada pela equipe do Gremar, ela foi mantida inicialmente em tanque com nível baixo de água, com variações de flutuabilidade e recuperação. O quadro se reverteu gradativamente a partir do momento em que ela passou a se interessar mais pela comida (algas e filés de peixe).

Após exames hematológicos e comportamentais adequados, a tartaruga foi transferida para um tanque de nível alto, sem qualquer problema de adaptação, o que consolidou sua recuperação e permitiu a liberação para soltura.

* * * *

Reabilitação após cirurgia

A outra tartaruga-verde foi encontrada com sinais de afogamento na praia de Riviera, em Bertioga (SP), no dia 25 de novembro. O acionamento da equipe do Gremar ocorreu por meio de turistas que a avistaram boiando à beira-mar. Ela possuía um papiloma no plastrão e suspeita de afogamento.

Também encaminhada à base do Gremar no Guarujá, foi submetida a tratamento intensivo para recuperar suas condições clínicas e hematológicas. No seu segundo dia realizou teste de flutuabilidade, com desempenho satisfatório e apresentando respiração normal. A alimentação também logo se regularizou e deu-se à base de algas.

A rápida melhora possibilitou a realização de cirurgia para remoção do papiloma. Realizados no período pós-operatório, os exames clínicos indicaram plenas condições para sua reintegração á natureza.

O Gremar possui bases no Guarujá e em Itanhaém e atua em prontidão 24h, inclusive nos feriados do fim de ano. Em caso de avistamento de animal marinho encalhado, ferido ou morto, o acionamento pode ser feito pelo telefone 0800-642-3341.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341