Resgate de tartaruga-verde – Praia do Ribeiro – Bombinhas (SC)

24 de março de 2021

Essa bonitona está recebendo tratamento veterinário aqui na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Penha (SC) 🐢 É uma Chelonia mydas, popularmente conhecida como tartaruga-verde, uma das espécies de tartarugas marinhas mais ocorrentes no litoral brasileiro.

O resgate dessa paciente ocorreu na Praia do Ribeiro, em Bombinhas (SC), na semana passada. Populares e voluntários do Instituto Tartabinhas e da Escola de Mergulho Patadacobra removeram a tartaruga de uma rede de pesca.

A Univali, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi acionada para realizar o resgate e o deslocamento até a unidade de estabilização.

Foram observadas fortes marcas nas nadadeiras e no pescoço, ocasionadas pelo contato com a linha. A interação acidental com petrechos de pesca é uma das principais ameaças à fauna marinha.

A equipe veterinária notou ainda a presença de um tumor de pele (fibropapiloma) próximo à nadadeira esquerda. A paciente está recebendo os cuidados veterinários necessários de acordo com o quadro clínico. Nessa semana foi feita a coleta de material para exame de sangue e fezes, que devem auxiliar no diagnóstico de possíveis enfermidades.

Estava cansada ao dar entrada na estabilização, até pelo gasto energético na tentativa de se soltar do petrecho. Apesar disso, a tartaruga está saudável e ativa, nadando e se alimentando voluntariamente no tanque de água.

Finalizando a fase de estabilização com a nossa equipe, essa lindona será encaminhada para o Projeto Tamar, em Florianópolis (SC), onde passará pela reabilitação para uma possível soltura na natureza.

Agradecemos a parceria do Instituto Tartabinhas e Escola de Mergulho Patadacobra neste resgate.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos (SC).

Assistente de comunicação PMP-BS/Univali: Fernanda Vieira de Maria
Contato: fernandavieira@univali.br / (47) 3341-7960 / Facebook