Tartaruga-cabeçuda é encontrada com o corpo coberto de parasitas

23 de dezembro de 2019

No dia 4 de novembro, a equipe da Univille, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), recebeu um acionamento no final da tarde, na Praia Barra do Saí, em Itapoá (SC). Tratava-se de uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) viva, mas extremamente debilitada e com quadro clínico parasitário externo grave.

A equipe efetuou o resgate e acomodou o animal até o transporte para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille, em São Francisco do Sul, no litoral Norte catarinense, mas infelizmente a tartaruga não resistiu e morreu.

Ao chegar na base para realização da necropsia (exame macroscópico dos órgãos internos), o veterinário responsável, Leonardo Drumond, constatou um quadro grave de hepatite, lesão renal e forte anemia, possivelmente provocado pela quantidade expressiva de parasitas alojados no corpo do animal. Amostras foram coletadas e enviadas para instituições parceiras para realização de análises complementares.

Nesta semana recebemos os resultados do laudo histopatológico (emitido pelo Laboratório de Processamento Histológico – Laphis da Univille) e do laudo parasitário (emitido pelo Instituto Biopesca), os quais permitiram o fechamento do diagnóstico final da causa da morte da tartaruga.

Os laudos confirmaram o diagnóstico identificado durante a necropsia. De fato, a causa da morte deste animal (tartaruga fêmea imatura) foi atribuída a um conjunto de fatores: lesão hepática gravíssima, associada à deficiência imunológica e parasitismo sistêmico acentuado.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 5, compreendido entre Araquari a Itapoá.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Univille: Fabiana Rodrigues
Contato: fabiana.r@univille.br / (47) 3471-3816 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341