Tartaruga é resgatada com anzol no esôfago

20 de março de 2019

A Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali recebeu uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) de aproximadamente 82cm de carapaça, pesando 65kg. O animal foi resgatado em Porto Belo no dia 08 de março, após a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) ser acionada via 0800 do projeto.

Segundo a veterinária Adriane Steuernagel a tartaruga não apresentava uma condição ruim de saúde, porém estava apática e letárgica. Mas o que chamou atenção foi um prolapso de cloaca (quando a cloaca fica exposta) que evidenciava algum problema digestivo, como ingestão de lixo ou infecção.

Após este diagnóstico a cabeçuda passou por um tratamento para o prolapso e recebeu anti-inflamatório. Também foram realizados exames de sangue que obtiveram bons resultados. Logo ela apresentou melhoras significativas com boa flutuabilidade e começou a se alimentar voluntariamente. Porém a equipe veterinária resolveu realizar um exame de raio x para verificar algum tipo de obstrução em seu trato gastrointestinal.

Na manhã do dia, 15, a tartaruga foi encaminhada até Florianópolis para a realização do exame e o resultado surpreendeu a equipe! O animal estava com um anzol de pesca em formato de “J” no esôfago, bem na entrada do tórax. “A tartaruga foi encaminhada ao Projeto TAMAR, que também acompanhou o exame, para que o procedimento de retirada do anzol via sonda endoscópica seja realizado e a reabilitação finalizada”, explicou a veterinária Tiffany Emmeriche.

Agora aguardamos ansiosos por sua recuperação e torcemos que a grandona volte logo ao seu habitat natural!
.
.
Ao avistar um animal marinho debilitado ou morto na praia, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é muito importante!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341