Toninha é encontrada morta na praia do Mar Grosso, em Laguna (SC)

25 de setembro de 2019
Afogamento pode ter sido provocado por outra rede de pesca de espessura inferior em relação ao petrecho encontrado no momento do resgate

No dia 24 de setembro, a equipe da Udesc responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) recebeu um acionamento sobre um golfinho em óbito na praia do Mar Grosso, em Laguna (SC). Tratava-se de uma toninha (Pontoporia blainvillei) adulta que estava na beira mar enrolada em petrechos de pesca. A ocorrência foi registrada pelo 0800 642 3341, linha gratuita do PMP-BS para resgate de animais marinhos.

A equipe veterinária efetuou a necropsia na Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc, em Laguna, e determinou que o animal morreu por afogamento. Os profissionais ainda observaram marcas de outra possível rede de pesca, porém a suspeita é de que os petrechos encontrados envolta do animal no momento do resgate não tenham causado a morte. Acredita-se que a toninha se enrolou na rede de pesca azul (foto) após a morte, pois as marcas de rede que podem ter causado a morte possuíam espessura muito inferior.

Seguindo uma tendência do início do projeto, até agora foram registradas 19 toninhas mortas pela captura acidental de animais marinhos não alvo da pesca (ByCatch, em inglês). No Brasil, a espécie está em estado crítico de extinção. Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto nas praias entre em contato pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A UDESC monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Udesc: Santiago Anguita
Contato: sanguita@univali.br / (48) 3647-7730 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341