Toninha em fase de gestação é encontrada morta

O animal estava na praia de Navegantes

19 de julho de 2017

Um dos trabalhos realizados no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é o recolhimento de animais marinhos encontrados mortos para a realização de necropsia. O intuito é estudar cada caso e diagnosticar os motivos que levaram o animal a óbito.

Um dos casos recentes ocorrido na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos em Penha foi o de um golfinho adulto da espécie Pontoporia blainvillei, conhecida popularmente como Toninha. O animal foi encontrado já sem vida na praia de Navegantes e com uma grande quantidade de fios de nylon emalhados na boca. Durante a necropsia foi observado que estes fios estavam causando lesões profundas na pele há algum tempo. Provavelmente eles estavam lá enquanto o animal estava vivo.

Ao dar continuidade nos procedimentos da necropsia a veterinária notou uma saliência no abdômen e confirmou que a Toninha estava em fase de gestação. A veterinária Tiffany Emmerich alertou que o tamanho e desenvolvimento do feto indicam que a fêmea estava em fase gestacional avançada e a lesão pulmonar constatada no exame, indica afogamento/asfixia. Já a presença dos fios de nylon no rosto do animal indica que a morte ocorreu provavelmente após um emalhe acidental em rede de pesca.

As chamadas redes fantasmas, e outros equipamentos de pesca perdidos ou abandonados estão ameaçando a vida marinha. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o equipamento abandonado ou perdido constitui cerca de 10% (640 mil toneladas) dos resíduos marinhos.

Esta não é a primeira vez que casos como este ocorrem em ações do PMP-BS. Vale lembrar que a Toninha é uma das espécies que está ameaçada de extinção. Cientistas alertam que possivelmente em 20 anos não existam mais Toninhas nos nossos mares. Precisamos de conscientização ambiental urgente para garantir o futuro das espécies!

Ao avistar um animal marinho debilitado ou morto na praia, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é muito importante!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

 

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341