Toninha gestante é encontrada sem vida em praia de Barra Velha (SC)

7 de outubro de 2019

A Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Penha (SC), registrou mais uma toninha (Pontoporia blainvillei) gestante e sem vida na última semana. O fato se dá dias após a celebração do “Dia Nacional da Toninha”, em 1º de outubro, data estabelecida para gerar visibilidade ao golfinho, um dos mais ameaçados de extinção da espécie. A morte por afogamento após ficar presa acidentalmente em uma rede de pesca foi comprovada em exame.

O animal foi encontrado sem vida na Praia do Tabuleiro, em Barra Velha (SC), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). No momento do registro, os técnicos de campo perceberam que o abdômen do golfinho estava mais saliente do que o normal. Apesar da decomposição da carcaça, a toninha foi encaminhada para a unidade do PMP-BS, onde passou por um exame de necropsia.

Análises externas
O exame permitiu identificar que a toninha era uma fêmea adulta e estava grávida. Pela aparência das glândulas mamárias, bastante inchadas, é possível que a toninha já estivesse produzindo leite. Devido ao elevado estágio de decomposição, esta informação não pode ser comprovada.

Segundo informações da médica veterinária do PMP-BS, Tiffany Emmerich, o feto era uma fêmea, estava em idade gestacional avançada, pesava 3,2 quilos e media 62 centímetros de comprimento.

A gestação de uma toninha dura em torno de 11 meses, com um filhote a cada dois ou três anos. O filhote depende do leite materno por pelo menos nove meses antes de começar a se aventurar sozinho em busca de outros alimentos.

(Fotos: PMP-BS/Univali)

Sensibilização
A toninha apresentava diversas marcas lineares na pele compatíveis com marcas causadas por emalhe acidental em rede de pesca, na cabeça e no melão (parte elevada em frente ao crânio, responsável pela ecolocalização dos golfinhos).

Além disso, a nadadeira caudal havia sido parcialmente amputada, muito provavelmente feita com um objeto cortante. Muitos animais marinhos encontrados pelo PMP-BS apresentam este tipo de interação humana, caracterizada por agressão e vandalismo.

A suspeita de afogamento em rede de pesca foi confirmada por meio de exame das vias aéreas e pulmões. Outro fato que chamou a atenção dos veterinários foi o trato digestório, repleto de pequenos peixes. Segundo Tiffany, é possível que a toninha estivesse se alimentando dos peixes que ficaram presos na rede de pesca no momento do emalhe.

Em risco
Só neste ano foram registrados aproximadamente 50 encalhes desta espécie na região entre Governador Celso Ramos e Barra Velha, no litoral catarinense. Vale lembrar que a captura acidental em redes de emalhe é considerada o maior problema de conservação das toninhas.

Segundo a Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, a toninha é o golfinho mais ameaçado de todo Atlântico Sul Ocidental e, hoje corre o risco de desaparecer das águas salgadas do Brasil.

Lembre-se:
Ao avistar animais marinhos mortos ou debilitados entre em contato com o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8h às 17h30min.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Governador Celso Ramos a Barra Velha.

Assistente de comunicação PMP-BS/Univali: Fernanda Vieira de Maria
Contato: fernandavieira@univali.br / (47) 3341-7960 / Facebook