Turmas da Associação Náutica de Itajaí e Instituto ABCidade visitam o PMP-BS/Univali

29 de agosto de 2019

Na semana passada, a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Penha (SC), recebeu vários alunos bastante curiosos. As turmas participaram de uma palestra de educação ambiental e conheceram o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A unidade é uma das instituições executoras do projeto de monitoramento.

Na quinta-feira (22/08), a visita foi dos alunos da Associação Náutica de Itajaí. Já na sexta-feira (23/08), as crianças do Projeto Viver, do Instituto ABCidade, descobriram mais sobre a vida marinha e a importância da preservação do meio ambiente. As palestras educativas têm como objetivo o incentivo à conservação dos ecossistemas marinhos, além de reforçar e estimular a consciência ambiental.

Visitas na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos podem ser agendadas com a equipe do PMP-BS/Univali. As ações de educação ambiental são para todas as idades.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Governador Celso Ramos a Barra Velha.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341