Um caso de gula?

16 de agosto de 2021

Este pinguim (Spheniscus magelanicus) foi recolhido durante um monitoramento regular na Praia do Sol, Laguna (SC), com uma gravíssima lesão na boca e foi encaminhado para avaliação na Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da UDESC.

Tratava-se de uma lesão produzida pela ingestão de um peixe Bagre da família Ariidae, identificado pelo Ictiólogo Msc. Cesar Santificeur.

 

Algumas espinhas se encontravam na boca, próxima a entrada da traqueia, perfurando a cavidade oral e pele nos dois lados, dificultando a alimentação e a respiração.

Foram observados alguns sinais vitais como dispneia, desidratação e o animal não conseguia ficar em estação (em pé), além da dor aguda provocado por esse incidente.

Os espinhos de bagre foram removidos pela equipe de veterinários, e o animal encontra-se em fase de estabilização na Unidade de Laguna, aguardando os parâmetros vitais mínimos e estáveis para ser transportado e seguir em tratamento de reabilitação na Associação R3 Animal em Florianópolis, até ser possível, soltura.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A UDESC monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

 

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

.

.

.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Udesc: Santiago Anguita
Contato: sanguita@univali.br / (48) 3647-7730 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341