Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali recebe primeiro pinguim da temporada

6 de julho de 2017

A Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali recebeu no dia 26 de junho o primeiro pinguim da temporada! Ele foi recolhido na praia de Itajuba, em Barra Velha, pelo Corpo de Bombeiros do município e encaminhado para a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Durante o exame clínico foi constatado que ele era um animal juvenil e que estava bastante magro, hipotérmico, anêmico e desidratado. Para estabilizar a situação o pinguim foi medicado com polivitamínicos e hidratado, aquecido e alimentado com papa de peixe.

Após este primeiro atendimento o animal foi monitorado por mais uns dias e passou por uma nova bateria de exames que confirmaram uma melhora significativa. “Ele estabilizou! Engordou e melhorou o quadro de anemia”, conta a veterinária Tiffany Emerich.

Estabilizado, o pinguim foi encaminhado para Florianópolis, onde continuará o tratamento no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos da Associação R3 Animal, instituição que executa o PMP-BS na capital catarinense.

 

Ao avistar um animal marinho debilitado ou morto na praia, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é muito importante!

 

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341