PMP-BS/Udesc recebe visita da alunos do ensino fundamental

18 de setembro de 2019

Na tarde do dia 2 de setembro, 27 alunos da Escola de Educação Básica Ana Godin, de Laguna (SC), participaram de uma palestra de educação ambiental na Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc. Foram abordados assuntos pertinentes aos impactos ambientais produzidos pelo homem sobre a fauna marinha e ilustrada a dinâmica do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. Foram descritos os procedimentos feitos nos animais dentro da estabilização e as análises sobre os animais mortos.

A apresentação, que contou com a ilustre presença de um pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), deixou as crianças com um sorriso a lembrar. A equipe da Udesc considera importante a presença de crianças nas palestras de educação ambiental, pois elas são o futuro da proteção dos nossos ecossistemas.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e
mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A UDESC monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Udesc: Santiago Anguita