Univali recebe alunos de biologia e medicina veterinária em visita técnica

7 de março de 2020

Alunos de biologia e medicina veterinária da Universidade do Contestado e da Unisociesc visitaram a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali neste sábado (7). As turmas participaram de uma palestra com a médica veterinária Adriane Steuernagel e com a assistente de comunicação Fernanda Vieira de Maria.

Nossa conversa foi sobre a atuação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que engloba o monitoramento diário de praias, o atendimento veterinário e a necropsia de animais marinhos encalhados na extensão de Laguna (SC) até Saquarema (RJ).

Após a conversa, a turma do Grupo de Estudo de Animais Silvestres (Geas) da Unisociesc acompanhou a necropsia de um Puffinus sp., realizada pela médica veterinária Tiffany Emmerich. A troca de conhecimento e a interação dos alunos com o campo científico são os objetivos desta atividade.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Governador Celso Ramos a Barra Velha.

Assistente de comunicação PMP-BS/Univali: Fernanda Vieira de Maria
Contato: fernandavieira@univali.br / (47) 3341-5596 / Facebook