Veterinárias do IPeC participam de congresso

22 de novembro de 2017

No mês de outubro, as médicas veterinárias do IPeC Priscilla Costa e Arícia Benvenuto, participaram do XX Congresso e XXVI Encontro da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens – ABRAVAS – realizado em Curitiba/PR.

A participação contou com a apresentação oral sobre o tema “Osteossarcoma de tibiotarso com metástase pulmonar em bobo-grande (Calonectris borealis)”. Para entendermos melhor, o trabalho relata um tumor na pata da ave do gênero Calonectris, conhecida popularmente como bobo-grande. O animal foi encontrado durante o Projeto de Monitoramentos de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e avaliado pelas veterinárias do Centro de Reabilitação do IPeC.

Outros veterinários de diversas instituições brasileiras, também realizaram apresentações durante o encontro sobre temas relacionados aos animais selvagens.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341