PMP-BS/Udesc registra Lobo-marinho-subantartico nas praias de Laguna

17 de agosto de 2020

A equipe de monitoramento da Udesc recebeu um acionamento indicando uma espécie ‘rara’ de lobo marinho, nas praias do farol de Santa Marta, em Laguna (SC).

No dia 14/8 esta espécie de lobo marinho tinha se locomovido para a praia do Gi, também em Laguna.

Tratava-se de um Lobo-marinho-subantartico (Arctocephalus tropicalis), uma espécie que transita pelo nosso litoral, mas não é muito corriqueira, diferentemente do Lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis), que visita as nossas praias com frequência nesta época do ano.

Além de ser muito comparado com o A.australis, sua morfologia é bem diferente. Ele possui uma pelagem bem clara na região do peito, o focinho é alongado a parece ter um estilo de topete no alto da cabeça. São pinípedes de tamanho médio, um macho pode chegar a medir até dois metros de comprimento e chegar a pesar 150Kg.

Este exemplar registrado na praia do Gi passou por uma avaliação veterinária que indicou que ele estava saudável e parou apenas para descansar. Foi feito um cordão de isolamento para poder deixar ele tranquilo e afastado de carros e pessoas.

Se você encontrar este ou qualquer animal marinho encalhado vivo, é de suma importância manter silêncio e se afastar do animal. Além de que possa ser um encontro perigoso, estes animais se estressam muito e precisam, na maioria das vezes, apenas descansar.

Por favor, ligue para o nosso 0800 642 3341, caso você encontre algum deles. Alguém da nossa equipe técnica e veterinária irá a tomar providencias pertinentes.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A UDESC monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Udesc: Santiago Anguita
Contato: sanguita@univali.br / (48) 3647-7730 / Facebook
Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341