f t g m

 


 

 

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) tem como principal objetivo avaliar as atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural do Pólo Pré-sal da Bacia de Santos, que é condicionante do licenciamento ambiental conduzido pelo Ibama, sobre o impacto nos tetrápodas marinhos (aves, tartarugas e mamíferos), através do monitoramento de praias. Muitos desses animais estão sendo ameaçados de extinção, por isso é importante a preservação dessas espécies. Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba-SP até Laguna-SC ligue para o 0800 6423341.

 

 

As aves marinhas são aquelas espécies que se adaptaram com grande eficiência ao ambiente marinho e têm como habitat e fonte de alimento o mar. Podem ser divididas em aves marinhas costeiras - encontradas geralmente próximas aos continentes, e aves marinhas oceânicas ou pelágicas - costumam ser encontradas em alto-mar. Fazem parte desse grupo: os albatrozes, gaivotas, fragatas, biguás, trinta-réis, pinguins, etc. Para mais informações acesse os sites Projeto albatroz e/ou Aves marinhas.

Os mamíferos marinhos são aqueles que habitam primariamente o oceano ou depende do oceano para alimentar-se. Fazem parte desse grupo os golfinhos, baleias, leões marinhos, focas, morsas, etc. Para saber mais acesse o site do Simmam.

 

 

As tartarugas marinhas é a família da ordem das tartarugas, que incluem as espécies que vivem no mar. São várias as espécies que encontramos no litoral brasileiro como a tartaruga verde, tartaruga cabeçuda, tartaruga de couro, tartaruga de pente e a tartaruga oliva. Para conhecer mais acesse o site do Tamar.

Copyright -  Programa de Monitoramento de Praias  - 2016 - Todos os direitos reservados