Gaivota uma das espécies mais comuns nas praias do litoral sul e sudeste

26 de abril de 2018

O gaivotão (Larus dominicanus) é uma das espécies mais comuns em nossas praias, tendo sua ocorrência concentrada na costa sul e sudeste do Brasil. Quando adulta, apresenta uma plumagem toda branca com a parte superior das asas e cauda negras. O bico é amarelo com uma pequena mancha vermelha na ponta. Quando jovens, o bico é negro e a parte superior das asas e cauda castanho-acinzentadas.

Alimenta-se de uma grande variedade de itens, porém, prefere peixes, muitas vezes encontrados mortos, tornando-a um elemento importante na manutenção das praias. Reproduzem principalmente em ilhas oceânicas, onde constroem um ninho com gramíneas na altura do solo.

Algumas dessas gaivotas já foram hóspedes do Centro de Reabilitação do IPeC e conseguimos realizar várias solturas com sucesso! Se você não viu o vídeo da soltura de uma dessas nossas hóspedes, acesse o link abaixo:

Sexta-feira é dia de ficar feliz! E não tem nada que nos faça mais feliz do que ver os nossos hóspedes voltando para a natureza! Agora foi a vez da nossa visitante mais ilustre. Ela chegou há 4 meses, sem impermeabilização e sem as penas das asas completas. Nos proporcionou momentos de risadas em sua piscina e com seus novos amigos atobás. No último dia 15, ela finalmente voltou pra casa! Foi uma comoção geral por aqui! Dá uma olhada no vídeo! #MelhorGaivota #CorraGaivotaCorra #LiberdadeLiberdade #FelicidadeDefine

Publicado por IPeC em Sexta, 22 de abril de 2016

O resgate e a reabilitação desses animais são realizados pela equipe do IPeC dentro do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais mortos.

Caso você encontre algum animal marinho encalhado na praia, basta entrar em contato conosco através do 0800.642.3341.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341