Paciente fora de época

22 de fevereiro de 2023

Um pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) encalhou vivo na Praia do Campeche, em Florianópolis, na manhã desta segunda-feira de Carnaval. Espécie comum em nosso litoral a partir do outono, a suspeita é que esta ave não retornou à colônia de origem depois da temporada passada.

O pinguim foi resgatado pela nossa equipe de campo do PMP-BS/R3 Animal que realizava o monitoramento diário das praias no trecho Sul da Ilha.

Ao dar entrada no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) constatou-se que o paciente estava com as penas quebradiças e ressecadas, sugestivo de início do processo de muda (o que torna o animal permeável e pode ter contribuído para o encalhe). Também foi observada uma mancha azul na região ventral.

“O escore corporal ruim pode ter impossibilitado o processo completo de muda, o que contribuiu para o encalhe. A presença de epibiontes (organismos que vivem sobre outros seres sem causar prejuízos ou danos ao hospedeiro) ancorados em penas e a caquexia são indicativos que a ave estava pouco ativa no mar e alimentando-se mal, o que desencadeou o quadro de desidratação severa”, explica a veterinária Janaina Rocha Lorenço.

A ave foi hidratada, medicada, e recebeu alimentação pastosa com papa de peixe, e está recebendo cromoterapia para auxiliar na reabilitação. Os epibiontes foram retirados com água doce morna.

Ela passará por exames complementares para direcionarmos o melhor tratamento. Tão logo esteja estabilizada, será transferida para o recinto externo para se juntar a outros animais da espécie em reabilitação por aqui.

Os pinguins-de-Magalhães costumam chegar ao nosso litoral todos os anos em meados do outono, após saírem de suas colônias, principalmente na Patagônia Argentina, seguindo os cardumes de peixes. A partir da primavera, iniciam o caminho de volta.

📞Em caso de encalhe de mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

📍O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A R3 Animal executa o Trecho 3, na Ilha de Santa noCatarina, e reabilita animais marinhos resgatados pelo PMP-BS no Estado.

ℹ️ O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

🐧O objetivo do PMP-BS é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341