A importância das plaquetas e a coagulação sanguínea pós-cirúrgica

19 de fevereiro de 2019

A realização de um exame de sangue detalhado é primordial quando resgatamos animais vivos em ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Nos casos que em que há necessidade de cirurgia, principalmente, é importante observar todos os parâmetros, especialmente a quantidade de células que trabalham na coagulação do sangue: os trombócitos, no caso de aves e répteis, e plaquetas no caso dos mamíferos.

Esses fragmentos de células de medula óssea são responsáveis por processos de coagulação do sangue e, por isso, vitais para que alguns pacientes em nossa Base de Reabilitação possam ser considerados aptos a um procedimento cirúrgico. Entre os exemplos mais comuns podemos citar tartarugas marinhas que necessitam retirar tumores benignos provenientes da fibropapilomatose ou mesmo aves marinhas vítimas de fratura.

Ao observar a quantidade e a qualidade dos trombócitos, nossa equipe previne o sangramento excessivo durante as cirurgias. Além disso, também pode projetar a recuperação do animal, uma vez que índices dentro da normalidade sugerem cicatrização mais rápida e, consequentemente, aceleração no processo de reabilitação.

PMP-BS

As ações de resgate, reabilitação e soltura de animais marinhos são resultados do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Seu objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O Gremar é uma das instituições que integram o projeto em sua chamada Fase 1. Possui base em funcionamento no Guarujá e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341