A importância do acionamento imediato dos órgãos ambientais

19 de março de 2018

Uma de nossas orientações mais frequentes aos banhistas é que evitem tocar os animais feridos ou encalhados na praia, bem como aglomerar-se ao redor deles. O melhor a fazer sempre é acionar o órgão ou autoridade ambiental da região.

O Gremar, que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), tem bases em funcionamento no Guarujá e em Itanhaém e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelos telefones 0800-642-3341 ou 13 99711-4120.

Apesar da intenção em ajudar ser absolutamente louvável, uma atitude mais consciente pode fazer a diferença não só no sucesso do resgate, mas também quanto às perspectivas de reabilitação.

No último dia 7, por exemplo, estivemos diante desta situação numa ocorrência registrada na Praia de Pernambuco, no Guarujá (SP). Lá fomos acionados para resgatar um filhote macho de toninha (Pontoporia blainvillei), uma espécie de golfinho. O recém-nascido havia sido reintroduzido ao mar por duas vezes pelos moradores locais antes de nossa chegada, sem sucesso.

Explica-se: durante os seis primeiros meses de vida esses filhotes alimentam-se apenas de leite materno e, por isso, precisam permanecer ao lado da mãe em tempo integral. Sem esta referência, suas chances de sobrevivência são pequenas, devido à dificuldade de encontrar alimento e, claro, à falta de proteção.

Apesar de nosso grande esforço, lamentavelmente, o animal não sobreviveu. E nos próximos dias será submetido à necropsia, para que possamos identificar com precisão a causa de sua morte.

Contamos com a ajuda de todos para compartilhar nossas orientações. Mobilizados, certamente testemunharmos desfechos mais felizes nos próximos encalhes.

* * *

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Seu objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341