A importância do diagnóstico veterinário por imagem

4 de janeiro de 2018

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO
VETERINÁRIO POR IMAGEM

O ultrassom é um recurso cada vez mais utilizado na definição do diagnóstico e, consequentemente, do tratamento dos animais marinhos em reabilitação. Na foto, uma tartaruga da espécie Chelonia mydas (tartaruga-verde) é examinada pela Dra. Mariella Baldini, médica veterinária e ultrassonografista, que atua em parceria com o Instituto Gremar.

Por meio dele é possível avaliar detalhadamente as estruturas do celoma (cavidade onde se alojam os órgãos internos do animal), como, por exemplo, o conteúdo gastrointestinal. Assim, pode-se identificar eventuais obstruções, presença de lixo ou mesmo de algum material pontiagudo. “Aliando a tecnologia à experiência de nossa equipe, o exame de imagem é importante para termos mais agilidade e segurança em nossas decisões”, comenta Rosane Farah, bióloga e responsável técnica do Gremar.

É bom lembrar que a ingestão acidental de resíduos sólidos descartados inadequadamente é uma das principais causas de encalhes de animais marinhos em nosso litoral. Tais ocorrências são observadas durante nossas ações diárias do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A atividade é desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo IBAMA.

O Gremar possui bases no Guarujá e em Itanhaém e atua em prontidão 24h. Em caso de avistamento de animal marinho encalhado, ferido ou morto, o acionamento pode ser feito pelo telefone 0800-642-3341.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341