Aberta a temporada de pipas! Atenção às aves marinhas.

8 de janeiro de 2019

Nesta época de temporada, a qual se soma também o período de férias escolares, é comum adultos e crianças se reunirem em diversos pontos da região para brincar de empinar pipas.
Infelizmente, nos últimos dias, o IPeC recebeu diversos acionamentos relacionados a fragatas machucadas. Ao serem trazidas para o Centro de Reabilitação, os exames veterinários diagnosticaram diversos traumas nas asas, causados pelas linhas dessas pipas.

Como muitos sabem, fragatas são aves marinhas que vivem no nosso litoral e geralmente são encontradas sobrevoando praias e estuários em busca de peixes para se alimentar. Infelizmente, o animal das fotos veio à óbito devido à fratura e a perda de sangue consequente.

Avaliando a situação, o IPeC solicita encarecidamente que a população local e os turistas sejam os principais protetores do nosso meio ambiente, procure não utilizar esse tipo de atrativo em locais próximo a esses animais, evitando esses acidentes.

Lembramos que o número de contato da equipe de resgate do Centro de Reabilitação do IPeC é o 0800.642.3341.

O monitoramento, resgate e reabilitação de animais marinhos são algumas das atividades realizadas pelo IPeC dentro do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341