Ação de divulgação é realizada em Bombinhas

14 de novembro de 2018

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)/Univali monitora diariamente uma extensa área que vai de Barra Velha, até Governador Celso Ramos, em busca de animais marinhos debilitados, ou mortos nas praias. Além do monitoramento, o projeto recebe acionamentos via telefone, onde comunidade e turistas podem entrar em contato com o projeto para relatar o encontro de algum animal marinho. Ao receber o acionamento de um animal vivo, a equipe se desloca imediatamente para realizar o resgate. E é justamente nesses casos que a alta temporada interfere diretamente.

Com a chegada do verão o litoral catarinense recebe milhões de turistas vindos de várias partes do Brasil e também de outros países. O número de carros chega a triplicar e algumas regiões apresentam grandes congestionamentos que dificultam a chegada da equipe até o animal. Para tentar amenizar esta questão, o PMP-BS realiza parcerias com instituições locais em busca de apoio. Um exemplo é a FAMAB – Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas, que neste verão receberá os animais vivos e os mortos que ainda estiverem frescos. A instituição disponibilizará um local para que estes animais fiquem em segurança até o a equipe do PMP-BS chegar.

Outra ação realizada foi a colocação de placas sobre o projeto nas praias do município.

Ao avistar um animal marinho debilitado ou morto na praia, ligue para PMP-BS no telefone: 0800 642 3341. Caso esteja em alguma praia de Bombinhas, você também pode ligar para a Famab no contato (47) 3393-9539.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341