Agora é a vez das gaivotas

4 de dezembro de 2018

Ainda não é possível afirmar que a temporada dos pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) acabou, pois animais solitários têm aparecido. Mas parece que realmente está chegando ao seu fim! Desde o início de 2018, foram 47 pinguins-de-magalhães atendidos na nossa Unidade de Estabilização de Fauna Marinha em Laguna/SC.

Hoje podemos destacar que o número de gaivotas (Larus dominicanus), que são registradas durante o ano todo, está aumentando na Unidade de Estabilização; depois de uma longa temporada invernal onde os pinguins prevaleceram. Só no mês de novembro foram para estabilização 11 gaivotas. Nesta última semana foram tratados pela equipe veterinária, seis Larus, dos quais quatro foram encaminhados para a Associação R3 Animal em Florianópolis e dois continuam o tratamento na estabilização.

A maioria dos Larus que chegam na Unidade de Estabilização estão com quadro de intoxicação. O fator é a interação com resíduos sólidos e registros de poluição, muito presentes nestas ocorrências.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341