Alunos da zona rural de Barra Velha (SC) participam de ação ambiental promovida pelo PMP-BS/Univali e Eco Local

30 de agosto de 2019

Uma tarde de sol, brincadeiras e muito conhecimento marcaram mais uma educação ambiental realizada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado pela Univali. Na quinta-feira (29/08), a equipe do PMP-BS/Univali visitou a Escola Isolada Municipal José Miguel Zimmermann, na zona rural de Barra Velha (SC). Os alunos participaram de duas dinâmicas de educação ambiental. A ação é uma parceria com a Eco Local, uma iniciativa catarinense que promove atividades ambientais.

A primeira brincadeira foi um divertido tabuleiro de perguntas e respostas sobre a vida marinha, que estimula o raciocínio rápido das crianças, a interpretação textual e ainda faz uma reflexão sobre a conservação ambiental e a cooperação. A curiosidade foi o gancho do segundo momento: vendados, os alunos precisavam descobrir o que eram algas marinhas e o que eram plásticos, materiais que estavam dispostos juntos em um balde com água. As algas e os plásticos têm texturas muito semelhantes, característica que confunde os animais marinhos na hora da alimentação. O lixo no sistema gastrointestinal é uma das principais causas de morte de tartarugas, mamíferos marinhos e aves aquáticas.

As atividades de educação ambiental promovidas pelo PMP-BS/Univali promovem a troca de conhecimento e experiências com crianças de todas as idades. O ato de educar crianças para a consciência ambiental é uma das ferramentas para a garantia de um futuro sustentável, justo e respeitoso para todas formas de vida.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Seu objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Governador Celso Ramos a Barra Velha.