Alunos do curso de guarda vidas civil de Garopaba participam de palestra sobre o PMP-BS

13 de dezembro de 2018

Na última semana do Curso de Formação de Guarda Vidas Civil, os alunos que estão realizando a formação em Garopaba, sob orientação do Sargento Pereira, e que irão trabalhar nas praias do município, receberam as instruções de como proceder em casos de encalhes de tetrápodes marinhos vivos ou mortos (aves, tartarugas e mamíferos marinhos) nas praias do Siriú, Garopaba, Silveira, Ferrugem, Barra e Ouvidor. O objetivo é agilizar os acionamentos, fazendo com que a informação sobre ocorrências de encalhes nessas praias, chegue o quanto antes para a equipe do PMP-BS/Instituto Australis, instituição que realiza o monitoramento diário na região.

A palestra, ministrada pela Bióloga do IA/PBF no dia 22 de novembro, contou com trinta e quatro alunos e aconteceu na sede do Pelotão de Bombeiros de Garopaba. Durante a palestra os alunos comentaram que já conheciam o projeto e que trabalhando como Guarda Vidas Civil poderão contribuir ainda mais.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.