Após cirurgia para retirada de Fibropapilomas, tratarugas reabilitadas em ação do PMP-BS estão aptas à soltura

17 de janeiro de 2019

Duas tartarugas-verdes (Chelonia mydas) em reabilitação no Instituto Gremar foram submetidas recentemente a cirurgias para remoção de fibropapilomas. Elas foram encontradas durante o monitoramento entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, na Prainha Branca e na Enseada, ambas no Guarujá. Uma delas apresentava problemas com a flutuabilidade, outra havia sido fisgada por um anzol.

Como já mostramos em posts anteriores, a fibropapilomatose consiste em tumores benignos associados ao herpes-vírus, que muitas vezes comprometem algumas atividades essenciais para a sobrevivência das tartarugas, como a natação e a alimentação.

Na maioria dos casos, a cirurgia é o tratamento mais indicado. Para tanto, os animais recebem anestesia inalatória e um bisturi elétrico é utilizado na remoção dos tumores.

Submetidas a este procedimento, as duas tartarugas tiveram recuperação satisfatória: os ferimentos apresentaram boa cicatrização e os exames clínicos indicaram que os respectivos quadros estavam dentro da normalidade.

Nos próximos dias, ambas devem retornar ao seu habitat de origem.

A ação é mais um resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O objetivo do projeto é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O Gremar é uma das instituições que integram o projeto em sua chamada Fase 1. Possui base em funcionamento no Guarujá, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341 e 13 99711-4120 (24h).

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341